O consumo consciente é uma alternativa para a preservação econômica e social de nosso planeta, e pode ser caracterizado por: Consciência ecológica; Economia de recursos; Reciclagem; e Planejamento. Nesse sentido, quanto maior a consciência do consumidor, maior será a sua percepção de valor em relação aos produtos ecologicamente corretos.
“Só haverá o suficiente para todos para sempre se cada um consumir de um jeito diferente, sem excessos nem desperdícios.” (Instituto Akatu).
Sendo assim, o consumo consciente é fazer escolhas que contribuem para a sustentabilidade do planeta, para que haja o suficiente para as futuras gerações. Há um aumento de pesquisas relacionadas ao consumo verde e questões relacionadas à sustentabilidade, em função do consenso, entre o público, em geral, de que algo necessita ser feito para preservar o ambiente e diminuir as mudanças no clima, desta forma o contexto do consumo sustentável pode ser definido em três etapas:
- Pré-uso: Compra consciente (ecologicamente corretos);
- Uso: Redução de consumo;
- Pós-uso: Gerenciamento de resíduos sólidos.
Mudanças de comportamento, no que se refere às questões ambientais, são imprescindíveis para a manutenção e preservação do meio ambiente. Por esse motivo, as empresas precisam compreender o comportamento do consumidor, em relação às questões ambientais, pois esses fatores são uma alternativa importante para o direcionamento de estratégias que promovam a prática do consumo consciente, tornando-se alinhadas na busca de um equilíbrio entre a lucratividade e as questões ligadas ao meio ambiente.
Referência:
ECYCLE. O que é consumo consciente? Disponível em:. Acesso em: 26 de abr. de 2021.
INSTITUTO AKATU. Consumo Consciente. Disponível em:< https://akatu.org.br/>. Acesso em: 26 de abr. de 2021.
REVISTA FACES: Consumo Consciente, Valor e Lealdade em Produtos Ecologicamente Corretos. Disponível em:<https://www.redalyc.org/pdf/1940/194024910007.pdf>. Acesso em: 26 de abr. de 2021.
Este artigo foi escrito pelas Engenheiras Ambientais Bruna Saara e Ana Cé para o Portal O Vento: seu novo canal de informação.