Essa semana o bate papo no Portal O Vento foi sobre a importância de uma Unidade de Conservação.
O que é?
Uma Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei 9.985/2000), caracterizada como: “Espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da Lei” (art. 1º, I).
Para que servem
As UCs têm por objetivo preservar os ecossistemas, habitats, recursos hídricos, fauna, flora local, ou seja, resguardar o patrimônio biológico existente, garantindo o uso consciente dos recursos naturais existentes em cada bioma. A criação de uma UC deve ser realizada mediante estudos técnicos e consulta pública, permitindo identificar a localização, dimensão, limites e dados gerais (INSTITUTO ÁGUA E TERRA, 2021).
Exemplos
Existem dois grupos de unidades de conservação, sendo estas:
Unidades de conservação de PROTEÇÃO INTEGRAL: Visam à manutenção integral dos ecossistemas, com uso indireto de recursos naturais. Sendo: Estação Ecológica, Reserva Biológica, Parque Nacional ou Estadual ou Natural Municipal, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre.
Unidades de conservação de USO SUSTENTÁVEL: Esse grupo concilia a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos, ou seja, com a presença humana. Sendo: Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.
E aí, você já visitou uma Unidade de Conservação?