Essa semana foi publicado no Portal O Vento sobre a relação do selo verde com os ativos ambientais.
Com o avanço tecnológico nas indústrias e empresas, estão sendo cada vez mais procuradas alternativas que diminuam ou minimizem os impactos ambientais.
Nesse sentido, qualquer atividade que apresente geração de resíduos e/ou contaminação ambiental deve apresentar medidas que busquem soluções e promovam a otimização de processos, redução de custos e atraiam um cenário de maior lucratividade levando em consideração a conservação ambiental na corporação.
Os ativos ambientais são bens e direitos mensuráveis monetariamente de propriedade dos empreendimentos que representam benefícios presentes e/ou futuros, os recursos das empresas para a preservação, minimização e recuperação das características e da qualidade ambiental. Esses bens são utilizados em negociações, avaliações, transferências, fusões e aquisições entre empresas, comprovando-se a viabilidade legal, a sustentabilidade e a adequação das atividades e valorizando financeiramente o empreendimento.
Para tanto, os ativos ambientais são investimentos em tecnologias limpas, matérias primas e processos de prevenção, contenção, diminuição ou eliminação de aspectos poluentes ou que representam riscos ao meio ambiente, à saúde pública ou dos trabalhadores em uma perspectiva de geração de benefícios econômicos e valorização dos empreendimentos, bem como ao estabelecimento de diferenciais de mercado vinculados com a responsabilidade social e ambiental das empresas.
A empresa que investe em geração de ativos ambientais se posiciona positivamente no mercado e garante sua capacidade de operação futura.
Selo Verde: Sustentabilidade na Prática como forma de ativo ambiental
A certificação ambiental se enquadra como forma de ativo ambiental diferido e imobilizado, modalidades que se referem aos investimentos relacionados a pesquisas e reestruturação de processos e à aquisição de itens que contribuem para a manutenção das atividades internas, buscando resultados que amenizem os prejuízos e danos ao meio ambiente.
Nesse sentindo, o Selo Verde: Sustentabilidade na Prática, pode ser considerado um ativo ambiental, pois o mesmo compõe um conjunto de práticas ambientais que visam garantir a proteção e segurança das questões ambientais, sociais e econômicas. Implementar uma certificação ambiental tornou-se um investimento, tendo em vista que a questão ambiental está cada vez mais em evidência em empresas que buscam oferecer qualidade e transparência em relação aos seus processos e produtos.
Referências:
Capital Aberto. Aposta em ativos sustentáveis deve se concentrar em biodiversidade em 2021. Disponível em:. Acesso em: 05 de abr. 2021.
EcoDebate. O que é Ativo Ambiental. Disponível em:. Acesso em: 07 de abr. 2021.
Fragmaq. Entenda o que são ativos ambientais e sua função dentro de uma empresa. Disponível em: . Acesso em: 09 de abr. 2021.
Portal Auditoria. Ativo Ambiental Disponível em:. Acesso em: 07 de abr. 2021.