Mundo carbono zero até 2050

Mundo carbono zero até 2050

Entenda porque os investidores querem um mundo carbono zero em 2050.

A matéria dessa semana no Portal O Vento abordou sobre o tema carbono zero, pois não é novidade que as mudanças climáticas estão mudando o mundo, um exemplo disso é a última Conferência em âmbito mundial, o Acordo de Paris, que ocorreu no dia 12 de dezembro de 2015, o qual estabeleceu novas metas e diretrizes para as empresas e indústrias em distintos setores. O objetivo do Acordo de Paris foi claro e objetivo: limitar o aumento médio da temperatura global para apenas 2°C.

Mundo carbono zero até 2050

Os países que participaram do Acordo de Parisstakeholders envolvidos, estabelecerão novas regulamentações para neutralizar o carbono no mundo, até 2050. Nesse sentido, as indústrias (alimentícia, automotiva, agropecuária, etc.) terão que investir em novos processos para não perder mercado de concorrentes que irão se adaptar e apostar em processos menos poluentes.

Além disso, a busca por investimentos socioambientais vêm crescendo pela pressão e interesse da sociedade mundial, visto que os consumidores estão exigindo que as empresas adotem ações e práticas sustentáveis dentro da corporação.

De acordo com uma reportagem realizada pela revista Veja, (2021): “No cenário global, estima-se que pelo menos 30 trilhões de dólares em ativos estão hoje sob gestão de fundos que apenas aplicam seus recursos em negócios e empresas com práticas sustentáveis. Metade desse volume se encontra na Europa (15 trilhões de dólares) e um quarto desse valor nos Estados Unidos (cerca de 7,5 trilhões de dólares).”.

Alguns exemplos de empresas que se comprometeram a descarbonização são (Sustainable Carbon, 2021):

  • Apple:  Estipulou ações com produção de seus dispositivos com zero impacto ambiental até 2030, como por exemplo, criar seu próprio robô que desmonta iPhones para reaproveitamento das peças em novos celulares, fazendo o percurso da reciclagem e trazendo uma estimativa de pegada de carbono reduzida em 4,3 milhões de toneladas só em 2020.
  • NaturaApresenta o Programa Carbono Neutro com o objetivo de reduzir e neutralizar as emissões de GEEs, contemplando toda a cadeia de negócios (desde a extração de matéria-prima até o descarte de produtos pelo consumidor). Além de contribuir com diversos projetos socioambientais.
  • Microsoft:Se comprometeu, no início de 2020 a remover todo o carbono que a empresa emitiu desde que foi fundada em 1975. Para tanto, a empresa irá substituir a energia elétrica utilizada para o consumo de fontes renováveis para o consumo de seus prédios e data centers, além de substituir sua frota de veículos tradicionais por elétricos.

Referências:

Exame. Investidores querem um mundo carbono zero em 2050. E o Brasil?. Disponível em:<https://invest.exame.com/esg/investidores-querem-um-mundo-carbono-zero-em-2050-e-o-brasil>. Acesso em: 15 de jun. 2021.

Sustainable Carbon. 9 empresas com metas ousadas para zerar ou neutralizar suas emissões de carbono. Disponível em:< https://www.sustainablecarbon.com/blog/9-empresas-com-metas-ousadas-para-zerar-ou-neutralizar-suas-emissoes-de-carbono/>. Acesso em: 15 de jun. 2021.

Veja. A nova face dos negócios – O impacto do ESG no ambiente empresarial, no consumo e nas finanças . Disponível em:< https://veja.abril.com.br/insights-list/a-nova-face-dos-negocios-o-impacto-do-esg-no-ambiente-empresarial-no-consumo-e-nas-financas/>. Acesso em: 15 de jun. 2021.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *