Confira a matéria realizada para o Portal O Vento:
O conceito de ESG – (Environmental, Social and Governance), representa um conjunto de valores e critérios éticos que norteiam os processos produtivos de uma empresa. Esse conceito tem por objetivo valorizar as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Cada palavra se relaciona a um destes critérios:
- Environmental: meio ambiente;
- Social: responsabilidade social;
- Governance: governança corporativa.
Nesse sentido, empresas que implementam ESG destacam-se pela comunidade de investimentos e consumidores, isso porque as questões ambientais e sociais deixaram de virar uma tendência no mercado e tornaram-se essenciais, principalmente pós-pandemia.
No que se refere aos investimentos em ESG, os mesmos se destacam por priorizar valores ambientais, sociais e humanos, possibilitando aplicar valores em empresas que apresentam a sustentabilidade como foco de suas ações dentro e fora da organização.
Uma matéria publicada pela Gazeta do Povo (2021), apresentou uma pesquisa da KPMG International, na qual: “27% das pessoas, ao considerarem compras no setor alimentício ou varejo, consideram a questão da sustentabilidade mais relevante hoje do que antes da Covid 19.” Ainda, destacou: “30% das pessoas julgam mais importante a abordagem em relação ao meio ambiente, e 31% entendem como fundamental a consciência da marca, ambos no cenário pós-pandemia.”
Esse mercado surge para os novos consumidores e investidores, que estão optando por empresas que apresentam responsabilidade socioambiental e equidade em seus processos, produtos e serviços.
Referências:
(Revista Exame, 2021, Gazeta Do Povo 2021)