A coluna dessa semana no Portal O Vento teve como abordagem a Logística Reversa e a sua importância para as empresas, pois os últimos anos estão evidenciando a crescente necessidade de se desenvolver uma cultura organizacional e métodos de produção que se preocupem com o impacto de suas ações sobre o meio ambiente.
Nesse sentido, uma das tendências em destaque é a logística reversa, que se tornou um assunto relevante no setor industrial, de transportes e de mercadorias, que estão buscando adequar seus processos produtivos no que diz respeito ao descarte correto de resíduos e ao retorno de produtos para reaproveitamento e reciclagem.
Mas você sabe o que é logística reversa?
A Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), caracteriza a logística reversa como “um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada” (Art. 3°, inc. XII).
Na prática, a logística reversa é exercida por meio de diversos sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, reaproveitamento, tratamento e/ou disposição final dos resíduos sólidos gerados após o consumo de diferentes produtos, tanto o próprio produto já sem uso, quanto as embalagens geradas e descartadas.
A logística reversa atende não somente ao mercado e à economia, mas seu principal direcionamento é em relação aos aspectos sociais e ambientais da sociedade, por abranger atividades como reciclagem, reciclagem de materiais, destinação, acondicionamento e tratamento dos resíduos. Por isso, é fundamental ampliar a consciência ambiental como fator determinante na forma que a sociedade se posiciona em relação ao consumo para garantir a vida das próximas gerações.
Vantagens: como aproveitá-las?
Os projetos que visam manter o equilíbrio entre a atividade industriais e o meio ambiente resultam em diversos benefícios para os empreendimentos que buscam aproveitar essa oportunidade, as vantagens da logística reversa se destacam por:
- Aumentar o potencial de redução de custos;
- Melhorar o processo produtivo;
- Desenvolver de relacionamento com a sociedade;
- Ampliar as vantagens competitivas;
- Adequação à legislação ambiental.
A logística reversa é um importante instrumento na constituição de vantagens e posicionamento para empresas que implantam a essa política. Em um primeiro momento, ocorre a criação de valor, pois o cliente conta com o planejamento da cadeia de abastecimento para viabilizar o processo de retorno de mercadorias e materiais. Em consequência disso o mercado consumidor favorece empresas que atuam de maneira ecológica e que possuam certificação.
Este processo de logística reversa é uma grande aliada da economia circular, tendo em vista que o resíduo retorna para o ciclo produtivo, e os materiais deixam de ser resíduos e se tornam matéria-prima para novos produtos e processos. Integrado a conscientização da sociedade, através da educação ambiental, a logística reversa auxilia na minimização dos impactos ambientais causados pelo gerenciamento incorreto dos resíduos e resulta em diversos avanços para a sustentabilidade empresarial.
Faça sua parte, descarte seus resíduos corretamente!