À medida que os gases de efeito estufa (GEEs) aumentam, os países de todo o mundo buscam medidas para conter os maiores vilões do meio ambiente. Para tanto, em 12 de dezembro de 2015, na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, foi realizado o Acordo de Paris, que apresentou um objetivo mundial: a redução do aquecimento global.
Medidas para a redução dos GEEs foram firmadas por 195 países, incluindo o Brasil. O comprometimento comum foi limitar o aumento médio da temperatura global para apenas 2°C e evitar catástrofes ambientais irreversíveis.
O impacto do Acordo de Paris para o mundo:
O Acordo de Paris impacta os países e indústrias de diferentes setores, trazendo adaptações e oportunidades. Para neutralizar o carbono até 2050, os países acordados e stakeholders estabelecerão novas regulamentações, as indústrias (alimentícia, automotiva, agropecuária, etc.) provavelmente terão que ser investir em novos processos para não perder mercado de concorrentes e investidores que irão se adaptar e investir em processos menos poluentes.
De acordo com a WWF, (2020), as principais metas do governo brasileiro são:
- Aumentar o uso de fontes alternativas de energia;
- Aumentar a participação de bioenergias sustentáveis na matriz energética brasileira para 18% até 2030;
- Utilizar tecnologias limpas nas indústrias;
- Melhorar a infraestrutura dos transportes;
- Diminuir o desmatamento;
- Restaurar e reflorestar até 12 milhões de hectares.
Ainda, o acordo reflete positivamente na economia, pois estima-se que o cumprimento do acordo pode gerar um crescimento do PIB global entre 2,5 e 3,5%. Onde cada dólar investido na transição para energias limpas pode gerar de 3 a 7 dólares de benefícios.
Referências:
WWF-Brasil. Acordo de Paris completa cinco anos com lições aprendidas. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?77471/Acordo-de-Paris-completa-cinco-anos-com-licoes-aprendidas>. Acesso em: 29 de mar. 2021.
Exame – Acordo de Paris: Os 5 anos do pacto climático que mudou o mundo. Disponível em:<https://exame.com/invest/esg/acordo-de-paris-os-5-anos-do-pacto-climatico-que-mudou-o-mundo/>. Acesso em: 30 de mar. 2021.
Coluna escrita por Bruna Saara e Ana Cé:
Redação Portal O Vento: seu novo canal de informação.